Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJBA celebra Justiça Militar com inauguração de galeria e lançamento de cartilha na Vara de Auditoria Militar

    O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) inaugurou, nesta quinta-feira (13/12), a galeria de ex-juízes auditores da Justiça Militar (JM) e lançou a Cartilha da Justiça Militar. A cerimônia foi realizada na Vara de Auditoria Militar do TJBA, na Baixa do Bonfim, em Salvador e foi presidida pelo juiz auditor, Paulo Roberto Santos de Oliveira.

    Participaram da solenidade o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que representou o presidente do TJBA, desembargador Mario Alberto Hirs, o corregedor-chefe da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Marconi Calmon do Nascimento, o juiz presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME), Getúlio Corrêa, bem como representantes da Marinha e do Exército Brasileiro.

    Justiça Militar e Sociedade

    Com a missão de realizar a Justiça, processando e julgando os militares estaduais, quando da prática de crimes militares, e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, a Justiça Militar e suas unidades são pouco conhecidas pela população.

    Para o juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira, a cartilha é uma iniciativa para sanar esse problema, “divulgando e esclarecendo a população sobre o que é a Justiça Militar, como funciona e para que serve. Bem ilustrada e de fácil entendimento, ela visa justamente aproximar a JM da sociedade brasileira".

    “A cartilha foi lançada num momento muito oportuno, por que a população civil desconhece a atividade e funcionalidade da Justiça e da Auditoria Militar”, reforçou o juiz aposentado da Vara de Auditoria, Raimundo Medrado Primo. “Ela trará um grande auxílio para que as pessoas entendam o que é a função de julgar um militar, que não é simplesmente um funcionário público, e possui uma responsabilidade muito grande”, concluiu.

    Além de discorrer sobre a história da Justiça Militar no Brasil e no mundo, a cartilha também explica o crime militar, a hierarquia na Polícia Militar, bem como as legislações específicas da Justiça Militar da União e Justiça Militar Estadual.

    Clique aqui e veja a cartilha.

    Homenagem

    Além do lançamento da cartilha, a Justiça Militar na Bahia também foi celebrada com a inauguração da Galeria de Juízes da Vara de Auditoria Militar. Inaugurada em 1980, a unidade já teve seis juízes titulares, dentre eles o desembargador Abelardo Virgínio de Carvalho, titular da vara durante 17 anos. De acordo com o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, a galeria “é importante na medida em que busca resgatar a memória da Auditoria Militar”.

    Justiça Militar na era digital

    Esta semana também marcará a história da Justiça Militar baiana rumo à modernização. A partir desta quarta-feira, a Vara de Auditoria Militar do TJBA começa a funcionar com o processo eletrônico e o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). A vara recebe cerca de 25 processos por dia, os quais serão ajuizados exclusivamente por via eletrônica. Além disso, todos os cerca de 2.000 processos cíveis e criminais da unidade serão digitalizados, com a eventual eliminação dos autos físicos.

    Com o SAJ e o processo eletrônico, a produtividade nos cartórios aumenta em até 70%. O sistema prevê a extinção do procedimento de carga e a diminuição de gastos com insumos de um processo físico, agilizando significativamente o andamento processual.

    Texto: Ascom / Fotos: Nei Pinto

    • Publicações7019
    • Seguidores361
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjba-celebra-justica-militar-com-inauguracao-de-galeria-e-lancamento-de-cartilha-na-vara-de-auditoria-militar/100244065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)