Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes debatem influência da ética no raciocínio jurídico

    A compreensão da ética na teoria e na aplicação do Direito foi o tema da última aula, da primeira turma do curso de Capacitação em Poder Judiciário, ministrada, na última sexta-feira, pelo professor José Ricardo Cunha, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Após uma exposição da ética de uma forma geral, vista como uma disciplina do campo da moral, e uma discussão sobre as exigências da ética atualmente, o professor e os magistrados chegaram à definição de ética como respeito ao outro no que ele tem de diferente.

    Numa reflexão mais específica, houve discussão sobre a influência da ética no raciocínio jurídico e a inserção dos valores no campo do Direito. Os magistrados também debateram sobre como esse raciocínio, pautado pela ética, influencia no processo de decisão do juiz.

    Segundo o professor José Ricardo Cunha, a importância da participação do magistrado no debate sobre a ética, atualmente se dá em razão da tendência mundial da judicialização da política. Seria impossível ao Poder Judiciário dar uma resposta satisfatória a esses novos problemas sem fazer um juízo ético e valorativo dessas questões, concluiu.

    O curso de Capacitação em Poder Judiciário, resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a FGV, visa qualificar o magistrado para administrar de forma mais eficiente sua unidade judicial em diversas áreas, como gestão de pessoas, orçamento e gestão da informação. A segunda turma, cujas aulas serão entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, já está preenchida.

    _____________________________________________

    Texto: Marcos Fontoura Foto: Nei Pinto/Ascom

    • Publicações7019
    • Seguidores361
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-debatem-influencia-da-etica-no-raciocinio-juridico/2299140

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)