Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sistema de Automação da Justiça: um ano de modernização e agilidade processual

    Neste mês de agosto, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) completa um ano de implantação na capital baiana. O sistema permite o gerenciamento de processos eletrônicos, além de agilizar o andamento processual e reduzir custos no Tribunal.

    A implantação do SAJ nas varas de Salvador teve início em agosto de 2011. Até o fim daquele ano, todas as unidades do 1º e 2º grau da capital já funcionavam com o Sistema de Automação da Justiça. A implantação do sistema, desenvolvido pelo Tribunal em parceria com a Softplan, é sempre precedida de treinamentos para os magistrados e servidores das unidades, atentando para as necessidades específicas de cada setor.

    Desta forma, os funcionários das secretarias das Câmaras Criminais isoladas e Seção Criminal que elaboram as pautas e participam das sessões de julgamento, por exemplo, receberam treinamento sobre fluxo físico, pauta de julgamento, passagem de autos e consulta de processos sessão de julgamento, dentre outros.

    Já os servidores do Serviço de Comunicações Gerais (Secomge) que protocolam, cadastram e realizam estudo da prevenção, foram treinados acerca destes procedimentos no SAJ, além de aprender a realizar consultas de processos e validação da migração no sistema.

    Os assessores e chefes dos gabinetes com competências para as Câmaras Criminais isoladas e Seção Criminal, por sua vez, participaram de aulas sobre procedimentos de processo eletrônico no SAJ, tais quais elaboração de votos de acórdão, despachos, decisões monocráticas e gerencial de gabinetes.

    Além dos treinamentos, as unidades contaram com o suporte técnico dos funcionários da Softplan, que trabalharam diariamente com os magistrados e servidores após a implantação, tirando dúvidas, explicando procedimentos e levantando as questões mais frequentes das varas.

    No interior

    Esse ano, o Tribunal de Justiça da Bahia iniciou a implantação do SAJ nas comarcas do interior da Bahia. Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari, Juazeiro e Barreiras já contam o Sistema de Automação da Justiça, e a implantação segue nas demais comarcas do interior baiano até 2013, com treinamentos para magistrados e servidores precedendo as implantações.

    Texto: Ascom

    • Publicações7019
    • Seguidores360
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sistema-de-automacao-da-justica-um-ano-de-modernizacao-e-agilidade-processual/100026535

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)